CNPJ, site ou redes sociais, por si só, não bastam. Para a plena proteção do seu empreendimento, o Registro de Marca é indispensável. Veja 5 motivos para realizá-lo, ainda hoje!
No Brasil, são abertas mais de 8,5 mil empresas por dia. Apesar do número impressionante, poucos desses negócios estão verdadeiramente protegidos. Afinal, aqueles que não registram sua Marca correm, diariamente, o risco de perdê-la para um de seus concorrentes.
Sim, é isso mesmo que você acabou de ler. As empresas que atuam no mercado sem a proteção do registro de marca correm o sério risco de perder o direito de uso para concorrentes! Para evitar que sua Marca siga desprotegida, separamos 5 excelentes motivos para registrá-la e garantir que o esforço empregado na identidade de seu negócio não seja em vão!
1º MOTIVO: SEGURANÇA
O primeiro deles é óbvio: a segurança. Qual empresário não gostaria de garantir estabilidade e segurança para os seus negócios? É pouco provável que você, caro leitor, conheça algum empresário que responda negativamente. Entretanto, muitos deles correm sem saber, todos os dias, enormes riscos sem o registro de suas marcas.
Você sabia que, se uma empresa com o mesmo nome e atuante no mesmo ramo registrar sua Marca primeiro, ela poderá te processar, cobrar indenizações e te impedir de utilizar a sua marca? Foi o que aconteceu com a jovem influenciadora digital e empreendedora, Gabryelly Valença, de 22 anos. Para driblar os efeitos da crise gerada pela pandemia do coronavirus, Gabryelly começou um negócio sob a marca “Maria Brigadeiro Gourmet”. Seu empreendimento rapidamente ganhou notoriedade, o que chamou a atenção dos detentores da marca que Gabryelly utilizava.
Desconhecendo a necessidade e importância do registro de marca, Gabryelly não havia consultado junto ao INPI se a marca que escolhera usar estava disponível. O resultado foi inevitável: os detentores do registro da marca “Maria Brigadeiro Gourmet” a notificaram extrajudicialmente e obrigaram-na a parar de utilizar tal marca em seu negócio.
Fica claro, então, que somente o registro de marca é capaz de evitar que todo o investimento para a construção e promoção da identidade do seu negócio seja em vão. Afinal, ao registrar, apenas você terá os direitos sobre a Marca do seu negócio, impedindo qualquer uso indevido.
2º MOTIVO: EXCLUSIVIDADE
O segundo motivo é a exclusividade. Ao registrar sua Marca, você está garantindo a exclusividade dela em todo o Brasil, dentro de seu ramo de atuação. Isso permitirá que você impeça, por exemplo, que seus concorrentes copiem a sua marca e confundam seus consumidores. Assim, você poderá focar no crescimento do seu negócio, expandindo-o por todo o país e garantindo um futuro próspero, enquanto o registro de marca garante a sua exclusividade.
Além disso, caso deseje, o seu registro de marca poderá passar também por um processo de expansão para outros países, pois o Brasil integra o Protocolo de Madri. Isso permite que a exclusividade de uso da sua marca vigore, também, no exterior.
3º MOTIVO: CREDIBILIDADE
Você sabe o que Nike, Adidas, Louis Vuitton e Coca-Cola possuem em comum? Todas são marcas grandes e internacionais, sim. Mas o sucesso delas não é por simples coincidência. Além de serem muito bem administradas, as grandes Marcas são conhecidas no mercado possuem o símbolo ®. Esse símbolo (lê-se “Registrado”) confere credibilidade e, através dele é possível certificar maior confiabilidade e qualidade da sua Marca, bem como seus produtos e/ou serviços.
Desse modo, o uso do ® agrega valor à marca perante os consumidores. No entanto, tal símbolo só pode ser utilizado após a realização do registro de marca.

4º MOTIVO: INSERÇÃO FORTE
Você pode, a qualquer momento, investir na expansão e divulgação física e digital do seu negócio. Contudo, apenas após o registro de marca você poderá realizar esse investimento com segurança. Desse modo, fica claro que expandir a Marca sem antes registrá-la é expandir também os riscos de perdê-la para concorrentes e recomeçar tudo do zero.
Com a Marca registrada, você poderá crescer seu negócio e, ao mesmo tempo, protegê-lo de reproduções ou imitações indevidas. Além disso, o registro de marca fornece uma proteção eficiente na era digital, onde a reprodução ou imitação é realizada de forma mais massiva. Assim, por meio de notificações extrajudiciais você poderá evitar que terceiros não autorizados façam uso da sua marca.
5º MOTIVO: VALOR
Registrar sua Marca aumenta de forma significativa o valor que ela possui frente ao mercado. Uma Marca registrada tem muito mais chances de atrair investidores, por exemplo. Além disso, a expansão da Marca, através da abertura de filiais, só será possível de forma 100% segura caso ela seja registrada. Para abrir uma franquia e para que o licenciamento de produtos e serviços seja possível, o registro de Marca também é obrigatório.
Em suma, uma Marca sem Registro é uma marca que corre cada vez mais risco de perder sua exclusividade. O momento certo de você registrar sua marca é agora: enquanto você acredita no seu projeto e ainda há tempo de protegê-lo! E, para ajudá-lo nessa tarefa, nada melhor que o acompanhamento jurídico de profissionais especializados em proteção à propriedade intelectual e registro de marca!