Todos nós sabemos que lidar com um problema antes, prevendo-o, é melhor do que ser pego de surpresa. Para isso, é necessário avaliar as variáveis de cada negócio e os riscos que o envolve. É para prever e facilitar a resolução desses problemas que surgiu o direito preventivo.
O que é direito preventivo?
Em outras palavras, direito preventivo é uma assessoria jurídica que irá trabalhar em conjunto com a empresa, tendo como principal objetivo a prevenção de problemas e gastos desnecessários. Em suma, são ações no presente visando amortecer ou até mesmo extinguir riscos futuros.
Como aplicar o direito preventivo ao seu negócio?
Como se trata de uma assessoria jurídica, o ideal é que o negócio que queira incorporar esse modelo de prevenção contrate uma empresa que preste esse serviço. Assim, a assessoria irá trabalhar com uma série de ações pontuais dentro da empresa, para evitar danos futuros. Algumas das atividades desempenhadas são:
- Elaboração e revisão de contratos;
- Assessoramento em matérias de direito;
- Análise de documentação;
- Orientações e mais;
Mudança de cultura dentro da empresa
Infelizmente, o Brasil possui uma alta demanda de processos em curso, com um número expressivo de empresas envolvidas, pois não possui esse cuidado de antever os riscos. Por isso, é importante ressaltar que é de extrema importância haver uma mudança de cultura da empresa. Isto porque, muitas vezes, a assessoria jurídica é tida como um gasto desnecessário e acaba sendo colocada em segundo plano. O problema, no entanto, se torna maior quando não há controle e fiscalização. É como bem diz o ditado: “às vezes, o barato sai caro”.
O que fazer então?
O ideal para os negócios é fazer uma procura por uma assessoria de qualidade, para incorporar no âmbito da empresa.
Nesse sentido, se você quiser mais informações sobre, fale conosco que podemos te ajudar!