Advogados tradicionais são costumeiramente procurados quando a questão judicial já é um problema, mas a prevenção é o caminho mais seguro para você.
A assessoria jurídica possui, como principal característica a atuação preventiva. Consequentemente, o maior objetivo de uma assessoria jurídica é evitar o litígio, garantindo soluções com respaldo legal. Outrossim, tais soluções costumam ser mais rápidas e eficazes que as encontradas pelo judiciário. Basta observar que processos judiciais costumam demorar, em média, 8 anos para serem resolvidos.
Por fim, a assessoria jurídica é um produto personalizável, podendo se adequar para melhor atender às necessidades do cliente. Dessa forma, o aconselhamento técnico individualizado promove segurança jurídica e desburocratização para o seu cotidiano.
Como funciona a Assessoria Jurídica?
O assessor jurídico é responsável por prestar suporte nas questões burocráticas e jurídicas que te preocupam. Por ser um acompanhamento duradouro, você poderá desenvolver uma relação próxima e de confiança com o consultor. Ademais, ainda terá um profissional a sua disposição para realizar as tarefas burocráticas relacionadas ao Direito.



Os modelos de contratos que você pode encontrar na internet, por exemplo, costumam ser extremamente simples. Além de não conter todas as cláusulas necessárias, podem apresentar ilegalidades. No fim, o contrato corre o risco de ser anulado por essas questões ou até mesmo levar a um processo judicial. Todavia, você pode evitar isso com uma simples medida: a elaboração ou revisão de contrato feita por um especialista. Desse modo, evita-se maiores transtornos nos negócios do cotidiano, permitindo que você se dedique mais ao seu negócio.
De modo similar, a assessoria jurídica pode, ainda, lhe auxiliar na realização de outros serviços preventivos e/ou consultivos, tais como o registro de marca, elaboração de pareceres judiciais e auxílio em negociações extrajudiciais.
Quais as vantagens?
Explicada a utilidade da assessoria jurídica, cumpre agora elencar as suas vantagens.
- Acompanhamento personalizado: pelo tempo em que o consultor te acompanhar, todas as suas dúvidas jurídicas receberão atenção plena e resposta confiável.
- Desburocratização: você não terá que se preocupar com burocracias complexas porque terá ajuda especializada para entender todas as questões. Além de delegar para o consultor jurídico parte considerável dessas tarefas.
- Redução de custos: um processo judicial além de demandar tempo, também é muito caro. Além dos custos inerentes ao processo, por vezes envolve pagamento de multas, indenizações e honorários advocatícios. Com a atuação preventiva, esse gasto pode ser evitado.
Muitos empreendedores perdem tempo e energia valiosos ao recorrer ao judiciário para resolver as suas contendas. A Assessoria Jurídica, por outro lado, te proporciona um acompanhamento jurídico personalizado e um consultor à sua disposição, garantindo a sua segurança e evitando a burocracia. Tais benefícios te permitem uma vida mais tranquila e mais tempo para dedicar-se ao seu negócio.