“Mais vale prevenir um problema do que lidar com ele em seu pior Estado.”

Autor: Tropia

O que é Empresa Júnior?

É uma associação composta majoritariamente por estudantes universitários ou de nível técnico. A empresa júnior (EJ) existe dentro do contexto Movimento Empresa Júnior (MEJ). Esse movimento se propõe a contribuir para o empreendedorismo brasileiro a partir da atuação de seus membros. Por não ter finalidade lucrativa, a EJ oferece soluções com preços abaixo do valor de mercado e é, portanto, uma maneira de beneficiar a sociedade. 

Regidas pela Lei das Empresas Juniores, a qual contou com ávida participação dos membros da ADV Junior durante sua elaboração, as Empresas Juniores têm surgido por todos os estados brasileiros. Ademais, todas as empresas juniores devem adequar-se a essa Lei e quando o fazem recebem o selo EJ

No entanto, nós sabemos que gerir uma empresa não é tarefa fácil e que os empreendedores lidam com muitas preocupações. Por isso, nesse breve artigo, vamos abordar de que formas uma Empresa Júnior pode se beneficiar de uma assessoria jurídica especializada.

Como uma assessoria pode auxiliar sua Empresa Júnior?

Inicialmente, é preciso falar que a assessoria jurídica é uma forma de apoio jurídico que acompanha o empreendedor em todos os momentos da sua jornada de trabalho. O objetivo principal é trazer segurança e confiança para a empresa crescer cada vez mais.

Nesse sentido, ao criar uma empresa júnior contando com pouco auxílio, é comum que questões imprescindíveis para a segurança jurídica da empresa sejam negligenciadas. 

É justamente para evitar problemas de cunho jurídico e econômico que a assessoria existe. É papel do assessor prestar um atendimento extremamente próximo e especializado, a fim de reduzir as inseguranças do empresário e guiá-lo para suas melhores decisões.

Portanto, a assessoria evita prejuízos futuros, já que se destina a regularizar, orientar e acompanhar a empresa júnior, bem como, solucionar eventuais problemas. 

Qual é o papel de uma assessoria na prática?

Tendo em vista a importância de uma assessoria jurídica para as EJs, listamos os 5 principais benefícios dela:

  1. Elaboração e revisão de contratos e termos: toda empresa júnior lida diariamente com relações jurídicas que se fazem válidas através de contratos. A esse respeito, vale destacar o perigo de utilizar modelos genéricos de contratos. A assessoria se propõe a redigir contratos adaptados às particularidades do negócio, de maneira a evitar possíveis conflitos ou prejuízos;
  1. Criação e revisão de estatuto: o estatuto é um documento indispensável para marcar a existência legal de uma EJ e deve ser devidamente registrado em cartório. Assim, um profissional jurídico deve ser responsável pela elaboração ou dele, para garantir a validade jurídica e a adequação do documento às determinações legais;
  1. Resolução de problemas com clientes: a assessoria pode ajudar uma empresa a solucionar questões com seus clientes, desde um mal entendimento de alguma cláusula contratual até a emissão de notificações extrajudiciais em caso de inadimplência;
  1. Produção de pareceres: durante a vivência como empresa Júnior é muito comum que existam inúmeras dúvidas. Para auxiliá-lo, a assessoria abarca a elaboração de documentos com uma visão jurídica e aconselhadora sobre determinado tema (pareceres), a fim de orientar a empresa para tomar suas decisões. 
  1. Registro de marca: ainda sobre  a prevenção de danos, uma boa assessoria jurídica orienta a EJ a realizar o registro da sua marca, acompanhando todo o processo, desde o requerimento até a concessão. O registro é uma etapa fundamental na consolidação de um negócio e garante a exclusividade do uso do nome e/ou logomarca da sua EJ. 

Conclusão

A assessoria jurídica especializada é uma amiga muito próxima das Empresas Juniores. Ela se dedica a regularizar sua EJ e contribuir para  o crescimento saudável da empresa. Com isso, é garantido aos membros e as lideranças maior tranquilidade para atuar em estratégias de potencialização da EJ.

Ficou alguma dúvida? Deseja saber mais? Fale conosco!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário