Entenda os riscos de usar uma marca não registrada:
O Registro de Marca é uma etapa de grande importância para as empresas, uma vez que garante a segurança e estabilidade frente ao mercado, agrega valor e credibilidade à marca e promove destaque dentro do ramo de atuação, além de aumentar a confiança do público pelo bem ou serviço consumido.
Apesar disso, muitos empreendedores ainda não têm conhecimento dos benefícios do Registro ou, sobretudo, dos riscos atrelados ao uso de uma marca não registrada. Assim, é fundamental ter plena consciência desses riscos, a fim de não os cometer.
Nesse texto você vai encontrar:
- Desproteção frente à concorrência
- Perda do direito de uso
- Prejuízos financeiros e de imagem
- Dano à credibilidade da empresa
1. Desproteção frente à concorrência
Ao utilizar uma marca sem registro, não há garantias de direitos ou patente da empresa sobre determinado nome, serviço ou produto. Dessa maneira, a marca fica à mercê de atitudes dos concorrentes, permanecendo em um estado constante de incertezas e perigos para o futuro do negócio. Desse modo, é indispensável ter em mente que uma marca sem registro é “terra sem dono”, vulnerável a mudanças e decisões de terceiros.
2. Perda do direito de uso
A Lei da Propriedade Industrial atribui direitos e exclusividade à empresa que realizar o Registro de Marca primeiro. Por isso, se a sua marca estiver utilizando os atributos de outra já registrada, ou for copiada sem que você tenha a registrado previamente, não será possível continuar as atividades comerciais sem as devidas adaptações e reformulações empresariais, processos extensos, trabalhosos e prejudiciais para as firmas.
3. Prejuízos financeiros e de imagem
Com a perda dos direitos de uso faz-se necessário grandes investimentos no reestabelecimento seguro da empresa. Nesse cenário, muitas instituições desembolsam enormes quantias, sobretudo na área de Marketing, para refazerem propagandas, lotes de mercadorias, rótulos, entre outros serviços. Além disso, a aplicação de verbas e redução de preços direcionadas à reconquista do público é necessária, já que ele não está familiarizado com as novas adaptações da marca. Portanto, todos esses gastos e burocracia fragilizam a imagem da empresa, prejudicando sua visão externa e de mercado.
4. Dano à credibilidade
Após todos os problemas enfrentados pelo uso da marca sem registro, a credibilidade da empresa é reduzida de forma significativa. Muitos clientes podem, simplesmente, questionar o profissionalismo e compromisso da marca para com o público, perder a confiança no serviço prestado ou migrar para empresas com registo já reconhecido no mercado.
Conclusão
Todos os riscos analisados expõem os diversos ônus da falta do Registro de Marca no cotidiano das empresas. Além disso, a confecção do registro, por ter etapas mais complexas, deve contar com um acompanhamento jurídico completo, especializado e capaz de prevenir futuras dores de cabeças dos empreendedores.
Você sabia que algumas marcas famosas perderam seu nome original? Confira clicando aqui
Ainda em dúvida sobre o tema? Contate um de nossos consultores!